Grupo Culinária

O Grupo de Culinária do Projeto do Centro Educacional Dom Orione tem como objetivo proporcionar aos seus integrantes o desenvolvimento da subjetividade, através dos aspectos terapêuticos proporcionados pela oficina, fortalecendo vínculos e auto-estima dos participantes, integrando-os na realidade.

Visa também alcançar uma participação mais efetiva dos familiares nas oficinas, e desenvolvimento de vínculos afetivos. E ainda melhorar na auto-estima dos atendidos através dos aspectos terapêuticos das oficinas;

Melhorar no desempenho escolar e na socialização entre os adolescentes atendidos, através do trabalho em grupo.

Desta feita, por meio das oficinas de culinária do Projeto Dom Orione percebe-se que os objetivos estão sendo alcançados junto aos adolescentes dentro de vários aspectos:

A percepção sensorial e o prazer com cada etapa, o contato com os alimentos, misturar, amassar, modelar a massa, o cheiro de cada ingrediente, da mistura deles, e o pão assando, o pão pronto, a visão do que é bonito e principalmente o sabor do que foi produzido por cada e um, e pelo grupo a que pertencem.

No processo de produção dos alimentos, sentimentos vieram à tona, com as possibilidades de escolhas, com a abertura para falar das preferências, com a sensação de sentir-se capaz, com o sentimento de envolvimento.