quarta-feira, 11 de maio de 2011

CDI Comunidade - Dom Orione

 


Em parceria com organizações de base popular reconhecidas e respeitadas em seu local de atuação, o CDI cria espaços não-formais de ensino chamados “CDIs Comunidade”. Esses espaços são centros de aprendizagem da informática, oferecendo cursos básicos e avançados, e funcionam também com a oferta de serviços para a população local e do entorno, sempre em benefício da própria comunidade. Os CDIs Comunidade estimulam o exercício da cidadania, o desenvolvimento comunitário, a formação de redes sociais e a troca de experiências, gerando oportunidades de geração de trabalho e renda, ações empreendedoras e projetos sociais com base no uso ético, criativo e responsável da tecnologia. São locais de convivência saudável, descoberta de potencialidades pessoais e inovação, dinâmicos e democraticamente aberto para todos.
Hoje, há 11 cursos e 30 modalidades de serviço já sistematizados pela Rede CDI e oferecidos em CDIs Comunidade. No que se refere aos cursos, temos desde os mais tradicionais, como o de montagem e manutenção de computadores, ao lado de edição de vídeo e criação de blogs, por exemplo, cujas demandas são crescentes. Na parte de serviços, estruturada com base em planos de negócio, existe a oferta da conexão à Internet (com e sem assistência), e-gov, pesquisas escolares, design gráfico, montagem e manutenção de computadores, formação de redes, elaboração de currículos, e-learn, e-health, bureau gráfico e outros. Em termos de potencialidade, porém, os CDIs Comunidade possuem dezenas de outros cursos e serviços que já foram mapeados e acontecem em muitos deles, mas que ainda serão gradativamente aperfeiçoados e sistematizados para que toda nossa rede possam ofertá-los com mais qualidade e facilidade.
A implementação de novos cursos e, sobretudo, de mais serviços demonstra um claro caminho para tornar os CDI Comunidade empreendimentos sociais bem-sucedidos e com resultados ampliados. Através deles, esses espaços poderão responder melhor aos desafios de sustentabilidade e impactar mais vidas e populações socialmente excluídas.
                                                        
                                                                      



Nenhum comentário:

Postar um comentário